quinta-feira, 24/11/2022As principais tendências de inovação na construção civil para 2023 estão ligadas principalmente ao uso de tecnologias e ao meio ambiente, assim como à busca de qualidade de vida, tanto da equipe quanto de quem vai usufruir das obras.
Uma preocupação que vem surgindo após a pandemia: a qualificação da mão de obra. No setor, as empresas estão ávidas por 2023. Qualificação, custo e pontualidade ainda são os itens mais visados.
Alguns desafios ainda são a alta da inflação, aumento de taxas de juros e como o novo governo vai se comportar em relação ao cenário econômico, que basicamente, são fatores que podem afetar os demais setores da economia.
As principais tendências de inovação na construção civil para 2023 são:
- Cidades inteligentes: são cidades formadas por construções sustentáveis e tecnológicas a fim de otimizar recursos naturais de energia. Essas inovações impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas, seja no transporte, no uso de espaços comuns nas cidades, no consumo e etc.
- Impressão 3D: as impressoras 3D atualmente já são aplicadas na criação de construções modulares, por exemplo, com uso de pré-fabricados. Um dos principais impactos dessa tecnologia é a logística.
- Inteligência Artificial: um de seus principais usos é a possibilidade de prever eventos, auxiliar na gestão de crédito imobiliário para o mercado através do cruzamento de dados, que podem ser usados para estratégias de relacionamento, atendimento ou vendas.
- Drones: eles vem ganhando cada vez mais espaço na construção civil. Além da filmagem de uma obra para a produção de conteúdo de divulgação, novas tecnologias que permitem avaliação termográfica de revestimentos, identificação de sinais de desgaste na construção, visualização do mapeamento 3D das construções e até auxiliar na gestão de um canteiro de obras.
- Internet das Coisas: essa tecnologia se torna útil para os moradores na automação residencial, através de sensores que podem ser usados para ligar ou desligar aparelhos eletrônicos, ajudar na economia de energia, controle a distância e atualização geral de status de funcionamento.
- Tijolos ecológicos: é uma das inovações que estão diretamente relacionadas a sustentabilidade de uma obra, um tema que é cada vez mais importante e diferencial para as construtoras. Através do reaproveitamento de materiais, os tijolos ecológicos surgem como uma alternativa ao material comum, causando menos danos ao meio ambiente e fortalecendo a economia local.
CompartilheVoltar para notícias